sábado, 5 de outubro de 2013

Sonic 1 para Android / iOS + Motivos para (Re)Jogar



Quando saiu a notícia desse remake eu fiquei bem descrente de rejogar Sonic 1 para Android, principalmente pelo controle "touch-screen". Porém no fim das contas vi que esse é o único ponto fraco do jogo e percebi uma série de vantagens que vou compartilhar com vocês agora. Se vale os R$6,58 da Play Store??? No final eu digo minha opinião...

Pra começar a abertura do aplicativo impressiona, você tem a caixa com o encarte japonês para Mega Drive e dentro o precioso cartucho Sonic The Hedgehog, mais nostálgico que isso só tendo ela real na estante, porém você pode alterar a versão da caixa. Não gosta da caixa japonesa, você pode escolher nas opções as versões americanas e européias também e seus respectivos cartuchos. O jogo está com os menus em português, pra ficar melhor faltou só a logo da TecToy.









As opções são bem simples, ativar/desativar o spin dash, musicas, sons e controles que podem ser reduzidos ou aumentados de acordo com o tamanho da tela do seu celular ou os seus dedos, no meu caso tive que deixar maior para ficar confortável. Eu resolvi terminar o jogo no touch para saber se era possível...

Sim é possível, porém é meio difícil, mas com o tempo você se acostuma. Essas imagens eu fiz jogando no PC instalado no emulador de Android "Blue Stacks". O jogo rodou lisinho à 60FPS cravados e com total suporte para controle de X360.



De cara você não pode escolher Tails nem Knuckles, para isso você precisa terminar o jogo ao menos uma vez para desbloquear Tais e terminar com todas as esmeraldas para desbloquear Knuckles.



O jogo é o nosso velho Sonic 1 de sempre, porém em wide e isso já dá uma bela diferença, eu cheguei a perder uma vida no primeiro chefe por causa dessa treta, como podem ver na imagem abaixo, os cantos ficam abertos e a gente cai da plataforma...



Digamos que o jogo não é exatamente o mesmo por conta disso (wide e 60FPS) teve que ser rebalanceado, acabou ficando um pouco mais difícil. Alguns inimigos claramente tiveram seus ataques alterados e atiram mais rápido e com mais frequência, caso das abelhas, caranguejos atiradores e aquelas cabeças que cospem fogo da Labyrinth Zone que ficou bem hardcore pra passar no touch... Porém a presença do Spin Dash auxilia bastante em vários momentos, principalmente no último chefe que fica fácil demais...





É isso... Salvar todos os amiguinhos e terminar o jogo como sempre...






Bom a partir daqui as novidades começam a ficar mais interessantes ainda, você pode escolher qualquer um dos 3 personagens, mas reparem no + entre Sonic e Tails... Sim você pode jogar também com a dupla dinâmica, uma das coisas mais legais é a mudança na tela de abertura. É como que se oficialmente a SEGA lançasse um novo cartucho Lock-On que todos queriam na época. Legal como colocaram Sonic & Tails como se fosse um novo jogo da série.




E as mudanças não são meramente estéticas, Tails e Knuckles possuem todos as suas características funcionais, Tails pode voar e Knuckles possui o característico pulo mais baixo e a possibilidade de planar e escalar. Com isso pode-se acessar novas áreas do jogo e realmente colocaram novas áreas jogáveis! Uma delas está na Marble Zone como mostram as imagens abaixo.





Então zerou com Tails e Knuckles acabou a festa...




Nada disso, o que seria um Sonic sem uma "trapaça" para "debulhar" o game de vez???

Ao escolher seu jogo escolha a opção "SEM SALVAR"


Quando aparecer o logo da SEGA pressione na tela S, E, G, A e você ouvira um "ring".


Na tela de abertura aperte e segure os dois dedos no touch (para o controle de X360 segure para cima + A) então aparece a tela de debug similar a do Sonic 2 do Mega Drive.


Nesta tela além de escolher a fase você tem várias opções como jogar com os itens do Sonic 2 e Sonic 3, inclusive os escudos de poder (Bolha, Fogo e Magnetismo).

Pode mudar o número max de esmeraldas para 7... Isso mesmo aparece uma nova fase de bonus!

Ouvindo as músicas na ordem 1,9,9,1,0,6,2,3 (data de lançamento do Sonic 1, você tem acesso ao Debug Mode (ou Truque das 1000 faces como diria a finada Ação Games)!!!

E ao ouvir as músicas na ordem 4,1,2,6 você pega todas as 7 esmeraldas. Aí é só pegar 50 argolas e pular que...




Isso mesmo! Como uma cereja no bolo a SEGA colocou o Super Sonic oficialmente no Sonic 1!

Agora respondendo a pergunta do início, vale os R$6,58??? Eu acho que com tanto extras e detalhes para os fãs tá até barato. É uma versão bem caprichada do Sonic 1 eu diria que está praticamente definitiva e valeu a pena rejogar tudo de novo.

Além de Sonic 1 ser um jogo que não se enjoa nunca e direto você vai querer jogar um pouco tendo o celular à mão.

Fica a recomendação e desculpa se falei algum spoiler

Nenhum comentário:

Postar um comentário