sexta-feira, 25 de abril de 2014

Uma Nova Caixa para Sonic & Knuckles



Ter uma perfeita caixa para Sonic & Knuckles é a coqueluche de muitos donos de Mega Drive pois é um dos principais jogos do console e infelizmente a SEGA fez o favor de lançá-lo apenas em caixas de papelão. Um original, completo e em bom estado custam os olhos da catra. Uns 2 anos atrás eu postei um tópico (link) sobre como fazer uma caixa para um Virtua Racing e um Sonic & Knuckles, tudo na unha um trabalho bem artesanal e demorado.

Então, a gente vai ficando velho e preguiçoso e eu acabei vendendo aquelas caixas que fiz e novamente minha Sonic & Knuckles ficou loose.

Observando o cartucho nota-se que a parte de baixo dele, tirando a cabeçona, é exatamente igual aos outros cartuchos do Mega Drive e se encaixa perfeitamente nas caixas oficiais da SEGA.

Então para o processo vamos precisar de:

- 1 caixa oficial da SEGA para cartuchos Mega Drive ou Master System

- 1 faquinha de serra

- 1 lixa

- 1 impressora colorida

Primeira coisa é escolher uma caixinha nova, no meu caso eu achei baratíssimo um jogo completo do Master System (Missile Defense 3D) num sebo aqui da cidade, o jogo parecia novo e nunca tinha sido tocado por ser americano e para óculos 3D acho que ninguém nunca tinha jogado. Bom, o importante aqui é que consegui uma caixa oficial da SEGA por R$10,00.

Notem que nela cabem tanto jogos de Master System como de Mega Drive perfeitamente. Se bem que depois deste post as caixinhas de Master System vão triplicar o preço no Mercado Livre... Mas acho que isso a maioria já sabia.
HTuooC3.jpg

s5FRZjc.jpg

Para fazer caber o cartuchão Sonic & Knuckles nessa caixinha basta retirar com cuidado as seguintes partes destacadas em vermelho: as duas laterais direitas, superior e inferior e o suporte de manual inferior da tampa pois os manuais de Master System são levemente menores que os de Mega Drive.
f8cHJo0.jpg

Neste momento é preciso muita paciência pois o plástico das caixinhas originais é bem duro e corre o risco de quebrar o fundo da caixa e furar, então não tenha pressa e serre devagar. Tome muito cuidado também para não quebrar as presilhas que irão segurar o cartucho. O resultado final é esse da foto abaixo.
6Tu8K4l.jpg

Finalize o trabalho lixando o que sobrou de plástico para o cartucho não fique mau encaixado e depois tente colocar seu Sonic & Knuckles dentro! Olhe como se encaixa perfeitamente, sem folgas e sem balançar dentro da caixa! O resultado é tão bom que não dá pra entender porque a SEGA não lançou algumas edições assim!
r31Doae.jpg


Por último baixe uma imagem em alta qualidade da cover, redimensione para 17,50cm x 27,72cm, imprima em uma folha A4 em alta qualidade e recorte. No meu caso eu escolhi a cover japonesa para combinar com os outros 3 Sonics originais que tenho. O resultado é esse abaixo.
NReovul.jpg



vH48e7s.jpg



Agora colocando ao lado dos outros Sonics originais para mostrar que de longe a diferença de qualidade é mínima, daqui alguns dias quando eu estiver de férias e tiver mais tempo disponível vou levar a imagem na gráfica para que eles imprimam numa impressora laser e deixar o resultado final perfeito!
FBoE6rz.jpg



tyDep3P.jpg



yuWlJza.jpg



Lembrando que essa ideia não é originalmente minha, a TecToy já tinha feito isso para lançar jogos da EA aqui no Brasil, como eles não tinha o tamanho oficial das caixinhas eles mesmos fizeram esse corte para caber, contudo as presilhas não seguravam o cartucho tão bem quanto seguram o Sonic & Knuckles. Olhem a foto do Fifa 97 original da TecToy que tenho e comprovem!
jHWMXqi.jpg



IYwLDok.jpg


É isso, espero que sirva de inspiração para alguém!
Abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário