Sonic Origins é uma coletânea que reúne jogos clássicos do ouriço azul, lançados originalmente para o Mega Drive / Sega CD. Porém, apesar de trazer alguns poucos pontos positivos, a coletânea apresenta diversos problemas que acabam prejudicando a experiência do jogador.
Outro ponto negativo é que a Sega retirou das lojas digitais os ports mais antigos e mais baratos dos jogos, lançados para PS3, Xbox 360 e Steam. Isso parece uma tentativa de forçar os jogadores a comprarem a nova coletânea, o que é bastante desonesto.
Entre os poucos pontos positivos, podemos destacar a inclusão dos ports de Christian Whitehead, que finalmente estão disponíveis em consoles, a bela arte desenhada e a paleta de cores vibrante escolhida na logo e para as artes de marketing do jogo. Além disso, Sonic 3&K foi finalmente portado, o que era um desejo antigo dos fãs.
Porém, existem outros pontos negativos da coletânea acabam pesando mais. Como a inclusão de vidas infinitas e novas tentativas nos bonus stages para o modo de aniversário tira todo o desafio dos jogos originais, que já eram relativamente fáceis para os jogadores antigos.
Além disso, o modo clássico simplesmente não existe, já que são os ports de Christian Whitehead rodando em 4:3 e não uma emulação dos jogos de Mega Drive originais. Por falar em clássico, o jogo não te dá nenhuma boa opção de filtro CRT nem simples scanlines (eram só usar o filtro perfeito que existe em Sonic Mania), existe apenas o horrível e inútil filtro bilinear que só serve para borrar o jogo. E o conteúdo extra via DLC é tão horrível que na primeira promoção do jogo, quem entrou em desconto foi a versão Deluxe e não a versão Standard.
A coletânea não inclui os jogos clássicos de 8 bits e nem outros clássicos como Sega Sonic Arcade, Sonic Spinball, Sonic 3D Blast, Sonic R, Sonic the Fighters e Knuckles Chaotix. Isso seria uma ótima oportunidade para tê-los como bônus desbloqueáveis mesmo que por emulação, mas a Sega perdeu essa chance. Só para vocês terem uma idéia Knuckles Chaotix nunca foi relançado em nenhuma coletânea oficial e nem em nenhuma outra plataforma que não seja o lançamento original no 32X e perderam mais essa chance.
Os modelos 3D das ilhas e personagens são ports preguiçosos dos modelos de Sonic Forces e Sonic Generations, e não há sequer um modelo original 3D de Amy ou Knuckles. A Sega também desperdiçou o potencial de tornar Knuckles jogável no Sonic CD e Metal Sonic, Amy, Mighty e Ray ou o Chaotix jogáveis nos jogos.
Por fim, repito que o preço da coletânea é exorbitante (R$250) e não há versão física disponível. Os sons no menu são uma mistura confusa de sons de diferentes jogos da franquia, e a coletânea não oferece uma experiência satisfatória para os fãs dos jogos clássicos do Sonic.
Nenhum comentário:
Postar um comentário