sábado, 6 de maio de 2023

Sonic Origins: Uma Coletânea de Pontos Negativos e Críticas (Deixo soluções!)

Sonic Origins é uma coletânea que reúne jogos clássicos do ouriço azul, lançados originalmente para o Mega Drive / Sega CD. Porém, apesar de trazer alguns poucos pontos positivos, a coletânea apresenta diversos problemas que acabam prejudicando a experiência do jogador.

Em primeiro lugar, o que assusta de cara é o preço exagerado cobrado pela coletânea, principalmente levando em conta que se trata de ports de jogos lançados há mais de uma década para dispositivos móveis. Além disso, a Sega utilizou as músicas da versão de PC de Sonic 3 & Knuckles, que são muito inferiores às originais do Mega Drive (cobre caro mas ao menos pague os direitos para o Michael Jackson e use as músicas certas!).

Outro ponto negativo é que a Sega retirou das lojas digitais os ports mais antigos e mais baratos dos jogos, lançados para PS3, Xbox 360 e Steam. Isso parece uma tentativa de forçar os jogadores a comprarem a nova coletânea, o que é bastante desonesto.


Entre os poucos pontos positivos, podemos destacar a inclusão dos ports de Christian Whitehead, que finalmente estão disponíveis em consoles, a bela arte desenhada e a paleta de cores vibrante escolhida na logo e para as artes de marketing do jogo. Além disso, Sonic 3&K foi finalmente portado, o que era um desejo antigo dos fãs.

Outro ponto positivo é que os personagens adicionais, Tails e Knuckles, estão desbloqueados desde o início em Sonic 1, Sonic CD (sem Knuckles) e Sonic 2. Além disso, foram adicionados novos níveis de Blue Spheres e FMVs de Sonic CD foram limpos e remasterizados. Além da inclusão de novos pequenos filmes para introdução e final de cada jogo.


Porém, existem outros pontos negativos da coletânea acabam pesando mais. Como a inclusão de vidas infinitas e novas tentativas nos bonus stages para o modo de aniversário tira todo o desafio dos jogos originais, que já eram relativamente fáceis para os jogadores antigos.


Além disso, o modo clássico simplesmente não existe, já que são os ports de Christian Whitehead rodando em 4:3 e não uma emulação dos jogos de Mega Drive originais. Por falar em clássico, o jogo não te dá nenhuma boa opção de filtro CRT nem simples scanlines (eram só usar o filtro perfeito que existe em Sonic Mania), existe apenas o horrível e inútil filtro bilinear que só serve para borrar o jogo. E o conteúdo extra via DLC é tão horrível que na primeira promoção do jogo, quem entrou em desconto foi a versão Deluxe e não a versão Standard.



A coletânea não inclui os jogos clássicos de 8 bits e nem outros clássicos como Sega Sonic Arcade, Sonic Spinball, Sonic 3D Blast, Sonic R, Sonic the Fighters e Knuckles Chaotix. Isso seria uma ótima oportunidade para tê-los como bônus desbloqueáveis mesmo que por emulação, mas a Sega perdeu essa chance. Só para vocês terem uma idéia Knuckles Chaotix nunca foi relançado em nenhuma coletânea oficial e nem em nenhuma outra plataforma que não seja o lançamento original no 32X e perderam mais essa chance.



Algumas falhas que não estavam presentes nos jogos originais de Mega Drive ou nas versões anteriores dos ports estão presentes em vários momentos do jogo. As músicas de Ice Cap Zone, Carnival Night e Launch Base foram arruinadas, e a música e arte da caixa para Knuckles Chaotix, Sonic 3D Blast e Sonic Spinball estão disponíveis como DLC, apesar de os jogos não estarem na coletânea.


Os modelos 3D das ilhas e personagens são ports preguiçosos dos modelos de Sonic Forces e Sonic Generations, e não há sequer um modelo original 3D de Amy ou Knuckles. A Sega também desperdiçou o potencial de tornar Knuckles jogável no Sonic CD e Metal Sonic, Amy, Mighty e Ray ou o Chaotix jogáveis ​​nos jogos.


Por fim, repito que o preço da coletânea é exorbitante (R$250) e não há versão física disponível. Os sons no menu são uma mistura confusa de sons de diferentes jogos da franquia, e a coletânea não oferece uma experiência satisfatória para os fãs dos jogos clássicos do Sonic.

Soluções para o problema:

Solução oficial, foi anunciado para o dia 23 de junho de 2023 Sonic Origins Plus, que traz novidades e pretende consertar os problemas da versão de lançamento (deveria ser uma atualização gratuita pra quem pagou o preço de lançamento do jogo), mas é muita coisa para melhorarem, acho difícil mas ficamos na torcida, por enquanto...


Os jogadores que desejam uma experiência definitiva dos jogos clássicos do Sonic devem buscar outras opções e a primeira delas é jogar no hardware original que é o melhor que pode ser feito ou emular com qualidade em qualquer computador. Temos também as coleções já lançadas como Sonic Jam, Sonic Mega Collection e Sonic Gems Collection, existem versões móveis dos jogos ou outras coletâneas disponíveis no mercado.

Pra quem quer as versões de Christian Whitehead com todas as melhorias possíveis e sendo revisadas por fãs temos as seguintes opções:

Criei uma pasta com os 4 jogos compactados, basta baixar descompactar e usar o executável de cada um. Sonic 3 AIR (para mim o melhor de todos os mods já feitos) já tem junto a rom base necessária do Steam:

Tá tudo pronto aqui nesse link: 👇


Abaixo os links para quem quiser ver se ocorreram updates nos projetos:

Sonic 1 Forever:

 

Sonic 2 Absolute


Sonic CD Restored


Sonic 3 A.I.R.

E sejam felizes!

Nenhum comentário:

Postar um comentário