terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Sonic The Hedgehog 2


Eu venho de um tempo onde Sonic fazia sucesso, muito sucesso, um tempo onde o mundo inteiro parava em plena terça-feira (Sonic 2's day) para observar o lançamento de um jogo de vídeo-game, e que jogo! Considerado por muitos o melhor jogo do ouriço da SEGA ele trazia consigo um companheiro que, para facilitar o trabalho dos produtores do jogo, poderia ter sido apenas um ouriço verde, porém, com sprites elegantes e refinados para a época a SEGA nos presenteou com a raposinha amarela Tails, com características e atitudes totalmente diferentes do mascote principal.


Na sua concepção, a SEGA atribuiu para Tails características bem mais dóceis e frágeis que as de Sonic, porém no jogo a velocidade é idêntica, criou-se assim um segundo mascote perfeito conseguindo que Sonic 2 alcançasse a preferência de um grande número de pessoas!

Tails é a cereja do bolo deste jogo que traz de cara a possibilidade de um incrível modo multiplayer tão divertido de jogar quanto um arcade. As Zonas de Sonic 2 foram reduzidas para apenas 2 Atos, ao invés dos 3 do Sonic 1, tendo o boss ao final do segundo ato. Deve-se ressaltar que Sonic 2 é o maior jogo do ouriço em um só cartucho e com apenas (ou "incríveis" de acordo com o ponto de vista da TecToy) 8 Mega de memória. Porém, mesmo com a redução de um ato por fase, os cenários são tão bem detalhados e os atos com desafios maiores que quase não se percebe a ausência da terceira fase de cada Zona. Neste ponto temos que falar particularmente da Metropolis Zone, o oitavo level de Sonic 2, que apesar de ter dois atos extrememente longos com uma música que tem uma batida inesquecível, ainda nos presenteia com um terceiro ato único no jogo todo e um dos chefes mais difíceis da trama.

Robotinick e seus balões na Metropolis, um dos chefes mais complicados do jogo!
Outra novidade inserida no jogo foi a inclusão do Spin Dash, um movimento muito bem pensado e que se tornaria um padrão nos jogos do Sonic. Apesar de possuir os sprites no jogo Tails não voa (pelo menos o vôo não é controlável) essa possibilidade só foi inclusa no jogo Sonic 3 com uma limitação de tempo de vôo, pra mim foi meio frustante pois eu via várias revistas mostrando o novo personagem que voava com as caudas e quando fui jogar isso não acontecia... Mas isso também não diminui em nada a qualidade final do jogo!

Tails voando e Sonic ativando o Spin Dash!
Enfim, Sonic 2 é o exemplo mais claro que temos da ousadia que a SEGA tinha no começo dos anos 90 e de como levar um hardware próximo dos seus limites. Um jogo que depois de 20 anos ainda pode ser jogado do começo ao fim sem desligar o console.

Nenhum comentário:

Postar um comentário