quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Michael Jackson e Sonic 3




Na época... 1994, Dangerous estava no topo das paradas de sucesso no mundo, eu tinha o vinil e ouvia quase o dia todo. Na época... 1994, ganhamos o nosso primeiro Mega Drive e jogamos muito, mas muito mesmo Sonic 3 e não pude deixar de perceber na hora a similaridade das músicas do jogo com as composições do Rei do Pop, comentava isso constantemente com meu irmão e as fases que mais me traziam essa semelhança eram Hydrocity Act2 e Ice Cap Act1. Anos depois a suspeita estava confirmada... Ou não...

Mais de 15 anos depois, o compositor Brad Buxer defendeu publicamente que Jackson teria trabalhado secretamente no jogo. O motivo para não assumir o feito, contou Buxer à revista francesa Black & White (matéria reproduzida pelo fórum do VGMdb.net, site voltado a games), tem a ver com o resultado musical pífio para os padrões do cantor. Muito estranha essa declaração, pois o mesmo vídeo game havia suportado anos antes com sucesso o game Moonwalker.

"Michael me ligou naquela época para ajudá-lo neste projeto, e foi isso que fiz", disse o compositor. A birra de Jackson com o trabalho ocorreu porque "os consoles de game não permitiam boa reprodução de som, e Michael achou isso frustrante. Ele não queria ser associado com um produto que desvalorizasse sua música... Se ele não está creditado como compositor, é porque ele não ficou feliz com o som que saiu do console."

Fazer um estrondoso sucesso com Moonwalker e depois falar que o som do Mega é ruim? Conta outra Michael... 

Entre os aficionados por videogame, o rumor - bastante alimentado, por sinal, por Roger Hector, ex-executivo da Sega - é antigo. Ele já disse, à revista especializada GamesTM, que o rei do pop "era um grande fã" de Sonic. Mas a versão que dá para o desligamento de Jackson diverge daquela fornecida por Buxer.

"Ele veio e encontrou com o time para discutir design, história e sentimento do jogo. Então, foi embora e gravou uma trilha inteira, que cobriu todos os mundos. Foi fantástico... Tínhamos tudo pronto e integrado ao game quando surgiram as primeiras histórias acusando ele de molestar crianças, e a Sega teve que recuar dessa colaboração."

A partir daí, alegou Hector, Howard Drossin assumiu como único compositor oficial de Sonic 3. Essa sim seria uma história mais plausível para os acontecimentos da época, porém, a mesma nunca foi respaldada pela Sega. Em 2008, inclusive, o ex-executivo da empresa se desmentiu, sinalizando que o assunto deveria permanecer confidencial.

Mais um pouco e você consegue Sonic!!!

Fato é que aparecem nos créditos do jogo vários associados de Jackson, como Buxer, Geoff Grace e o produtor Cirocco. Uma das músicas do game teve alguns acordes usados como base em "Stranger in Moscow", do álbum HIStory, segundo Buxer.

Um forte indício está no remake para PC Sonic 3 & Knuckles Collection, lançado algum tempo depois e que contou com a substituição de algumas faixas da trilha sonora original. São elas: Carnival Zone, Ice Cap Zone, Lauch Base Zone, a música tema de Knuckles em Sonic 3 , a música do Menu do Modo de Competição, e as músicas dos créditos de Sonic 3 . Uma teoria por trás da substituição dessas faixas é que as faixas originais podem ter sido compostas por Jackson, e foram retiradas neste remake devido a razões legais.

Abaixo, temos um pequeno documentário hospedado no YouTube feito por um fã que descreve ligações entre as músicas de Michael Jackson e a trilha sonora do Sonic 3 original. Ouçam e tirem suas próprias conclusões.



Fontes além das minhas preciosas memórias de 1994:
http://rollingstone....diz-compositor/
http://gamehall.uol....ichael-jackson/
http://www.gamesrada...ichael-jackson/
http://info.sonicret...nt_with_Sonic_3
http://9voltclub.wor...ichael-jackson/

Bônus: Sonic in Moscow [ Michael Jackson vs. Sonic 3 ] mashup by Dj CUTMAN

Nenhum comentário:

Postar um comentário