terça-feira, 28 de agosto de 2018

Streets of Rage 4

O último lançamento oficial da série Streets of Rage aconteceu em um longínquo 1994 com a terceira e última versão do jogo para o Mega Drive, desde então ficamos orfãos de um beat`n up tão importante que, na época, redesenhou várias características de um gênero que estava sendo considerado saturado no mercado.

Marcante desde a introdução do jogo, a trilha sonora composta por Yuzo Koshiro ainda bate forte no coração gamer quando toca em sua forma original ou nos diversos remixes disponíveis pela internet. 

Se valendo dessa nostalgia foi anunciado dia 27/08/2018, mais de 24 anos depois do lançamento da terceira versão do jogo, Streets of Rage 4, mostrando pouco e deixando muitas dúvidas a respeito desse lançamento.

Uma das coisas que chama a atenção logo no início da apresentação do game é a idade dos personagens, um Axel mais envelhecido com uma barba estilo Chuck Norris espanca meliantes ao lado de Blaze que ainda mantém seus atributos físicos em forma desde os anos 90.

Fazendo uma conta direta levando em consideração que o primeiro jogo foi lançado em 1991, se passaram 27 anos, assim Axel teria 49 e e Blaze 48 anos, podemos dizer que com o avanço da medicina e dos produtos cosméticos,  a caracterização de ambos estão dentro de um limite considerável de quem se cuidou e continuou pelo menos fazendo exercícios físicos durante esse tempo.

O traço mostrado gera um pouco de controvérsias e apreensão entre os fãs da série, apesar de ter sido anunciado que o game será todo desenhado à mão, a primeira impressão que fica é que o jogo foi feito em uma simples animação flash como vários outros games indies que existem por aí. Mas olhando detalhadamente dá pra ver que o trabalho é sim de um desenho minucioso e que ainda está em um estágio inicial.

A responsabilidade de entregar uma excelente versão do jogo aumenta depois que a Sega pediu a retirada do magnífico Streets of Rage Remake do ar, uma versão feita pela Bombergames que entregava tudo que se esperava de um novo jogo da série em gráficos no estilo 16-bits.

Ainda levando em consideração a parte gráfica, recentemente a Sega sentiu como pode ser compensador manter os gráficos dentro do estilo que fez a série se tornar um sucesso. No jogo Sonic Mania, onde após inúmeras tentativas frustradas, foi necessário um game dentro do padrão 16-bits de trazer o ouriço de volta ao cenário principal do mundo dos games.


Com relação a esse aspecto podemos ficar esperançosos, pois o time que está desenvolvendo o jogo é composto pela Lizardcube e pela Dotemu que tem em seu currículo o incrível remake de Wonder Boy: The Dragon's Trap, portanto, eles sabem o que estão fazendo e inclusive podem implementar a "retro feature" que faz o jogo Wonder Boy mudar os gráficos de HD para o estilo 8-bit apenas apertando um botão no meio da aventura! (No caso de Streets of Rage 4 ciclaria entre HD e 16-bit). 


O time se completa com a Guard Crush Games responsável pelo esquisito Streets of Fury Ex, um beat`n up com personagens digitalizados no velho estilo Mortal Kombat (pelo menos eles tem experiência com beat`n ups). O apoio direto da Sega ao projeto também nos traz uma dose extra de confiança pois não ficará tudo nas mãos dos desenvolvedores como no caso recente de Shenmue III que a empresa não quis se envolver.

A falta dos outros personagens da série também foi sentida, mas isso é um aspecto positivo pois a história não foi entregue de bandeja para o público. Para melhorar o fator replay os personagens podem ser adicionados aos poucos e serem destraváveis durante a campanha, já deixamos bem claro que odiamos DLC`s não é algo que agrada os público retro que está com a pança do tamanho da do Axel apresentado.

Uma misteriosa personagem aparece com uma cobra enrolada a seu corpo durante o trailer, não sabemos se se trata de uma nova vilã ou se seria alguém para ajudar no combate ao crime (Mr. X era mesmo um android??? E Shiva?). 

Pra finalizar as especulações não sabemos ainda para qual plataforma sairá o jogo (espera-se que o padrão PC, PS4, XOne e Switch sejam contemplados) e nem quando será lançado o que resta é esperar novidades para entender até que ponto eles irão chegar. Mas desde já ficamos na expectativa de um jogo que possa atender a todos os requisitos de um público retro que é muito exigente!



2 comentários: